Planejar 2017



Primeira sexta-feira de 2017 hora de começar a pensar o que queremos para nossa vida para esse ano. Lembrem-se que 2017 sozinho não vai te trazer nada: você que tem que fazer o seu ano maravilhoso, apesar das dificuldades.

Semana passada, preenchemos nossa visão mensal. Embora nem todos tenham compromissos para os meses seguintes, temos que ao menos pensar o que precisamos fazer durante o ano, e nos planejarmos para os acontecimentos.

Datas importantes: Alguma data importante já marcada em nossa vida ou na vida dos que estão à nossa volta? Casamento, batizado, formatura, bodas, aniversários (com festa), etc...

Aniversários: Quais os aniversários que vocês vão querer presentear? Hora de colocar naquela parte “este mês”, a despesa extra que terá.

Feriados: Algum feriadão? Dá para programar uma pequena viagem? Fique de olho nas promoções. Se deixar para a última hora, vai pagar mais caro. O mesmo serve para as férias.

Rotina Médica: Programe suas consultas e seus períodos de exames. Lembre-se que a visita ao dentista, deve acontecer ao menos duas vezes no ano.

Outras perguntas importantes que você se deve fazer, para definir seus objetivos, e consequentemente suas ações para o próximo ano:

      1) Ao final de 2017, como e onde quero estar? Com as respostas você pode definir:
·        

  •            Objetivos pessoais;
  • ·         Objetivos profissionais;
  • ·         Objetivos familiares;


2) O que não quero ser/fazer em 2017? (Vamos procurar revisar o ano que passou, e não repetir os mesmos erros ou situações desagradáveis né?)

3) Que hábitos quero ter ao final de 2017?   Aqui você pode criar um tracker mensal para ir avaliando se a atitude proposta está se tornando um hábito em sua vida. Vale para todos os tipos de áreas: Saúde, Família, trabalho.
 
De cada objetivo proposto, você pode transformá-lo num projeto.  Não, projeto não só existe no campo profissional e acadêmico. Qualquer objetivo/meta que você quer alcançar, que necessita de duas ou mais ações, já é um projeto (conceito de Projeto do GTD, vamos ver mais à frente).  Separe uma seção do planner (ou caderno no sistema Midori), para as listas (de objetivo), e depois em cada página, coloque o objetivo e vá listando o que precisa fazer para executá-lo. Uma vez por semana (ou por mês), dê uma olhada pela sua seção de projetos, e veja o que está deixando de lado e merece sua atenção, o que pode impulsionar naquele mês (semana), ou o que não faz mais sentido em está ali.

Aproveito desde já para desejar um Feliz 2017, com muita paz, saúde, harmonia e sucesso para vocês!

Comentários

  1. Como vc imagina um planner para desentulhar a casa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a tarefa de desentulhar tem mais a ver com os ensinamentos da Fly Lady. Agora, fim de ano, também vou desentulhar a casa. O bom é, no final do destralhe, fazer um inventário das coisas que você guardou para saber o que tem quando precisar.

      Excluir

Postar um comentário

Podem entrar! A casa é humilde mas feita com muito amor!

Postagens mais visitadas deste blog

Atualizando

Mudanças

Sorteio de Aniversário