Fly Lady - Pequena introdução

Primeira postagem do ano, vamos conhecer (ou aprofundar) alguns métodos de organização existentes no mercado.  Vou trazer apenas aqueles que uso, pois tenho experiência para falar, mas nada impede que você cite outros nos comentários.

Uso basicamente o Fly Lady , para organização doméstica; e o GTD para organização em geral. Essa semana veremos o Fly Lady:

FLY LADY: É um método de organização doméstica (e da vida, se você considerar que boa parte da nossa vida estamos em casa), que trabalha principalmente com o estabelecimento de rotinas, de criação de bons hábitos e de cuidados pessoais, mas principalmente de auto aceitação. Auto aceitação de que feito é melhor que perfeito, que não devemos buscar o perfeccionismo, e que devemos levar a vida com bom humor. A grande sacada da Fly Lady, é que um pouquinho a cada dia pode transformar sua casa e sua vida. A bagunça não se instalou de um dia para o outro. Ela também não vai sumir da mesma forma não é?

Um dos mandamentos principais do Fly Lady é “FAZER A PIA BRILHAR”. Às vezes o cansaço do fim do dia, nos deixa ao ponto de só querermos dormir. Mas tente deixar sua pia limpa todas as noites, e você vai ver como seu humor matinal vai melhorar

Outros pontos que acho importantes, são as rotina matinal e noturna, bem como a hora semanal de abençoar o lar e as missões semanais: 15 minutos diários, mais 60 minutos de cuidados com a casa no fim de semana (ou outro dia que for melhor pra você), vão fazer milagres na sua vida doméstica.

Para conhecer melhor o método, recomendo estes links:

http://flyrobrasileira.blogspot.com.br/2008/07/incio-do-sistema-fly-lady.html

http://flyrobrasileira.blogspot.com.br/2015/04/introducao-licoes-sistema-flylady.html

http://flyrobrasileira.blogspot.com.br/2008/10/lies-da-flylady-flying-lessons-segunda.html

http://casafly.blogspot.com.br/2015/12/figurinhas-dos-31-babysteps-com-tema-do.html (Esse aqui precisava ser colocado :-D)

O primeiro passo para quem quer entrar no método, é fazer os 31 BABY STEPS (passinhos de bebê). São hábitos/tarefas que vamos fazendo ao longo do primeiro mês no método: um por dia, devagar. Vou confessar que não fiz na época, pois algumas coisas não combinavam com minha rotina. Mas hoje já adaptei ao método à minha rotina e configuração casa/família

Um segundo passo seria a LIMPEZA DETALHADA de cada cômodo (na verdade a Fly Lady usa o termo Zona – que pode englobar mais de um cômodo) – no seu tempo, sem neuras. Só depois da limpeza detalhada, você vai poder começar com as missões semanais. Aproveite a limpeza detalhada para fazer o declutter (destralhar) do cômodo, isto é, se livrar de tudo aquilo que não pertence ao cômodo, ou devolvendo-os para seus respectivos lugares, doando ou jogando no lixo mesmo, conforme for o caso.

As ROTINAS da manhã e noturna estão incluídas nos baby steps, mas se você não vai segui-lo, crie sua rotinas e coloque no seu planner ou no centro de comando. Quando tiver adaptada a elas, nem sempre vai precisar ficar olhando.

As MISSÕES SEMANAIS são pequenas tarefas diárias, de no máximo 15 minutos, que vão te ajudar a manter a limpeza detalhada que você já fez. Você pode acompanhar as missões semanais pelo site (procure por “Espiadinhas da semana”), ou adaptá-las à sua casa.

HOT SPOTS são áreas críticas de um determinado cômodo. Cabe a você olhar para o cômodo e ver o que precisa ser resolvido o mais rápido possível. No momento estou apenas me concentrando neles, ao invés das missões semanais (Pura falta de tempo).

HORA SEMANAL DE ABENÇOAR O LAR: é simplesmente um grupo de tarefas de 15 minutos, que juntas dão outra cara ao nosso lar. Sabe aquela faxina de sábado que só termina à tarde? Esqueça! Com a continuidade no método, você só precisará de uma a duas horas do seu fim de semana para dá um up na sua casa, te proporcionando mais descanso e diversão no fim de semana.

Agora a parte que vocês vão amar: O CONTROL JOURNAL
Por qual motivo? Por que você vai ter mais uma desculpa para comprar um planner. Vamos falar detalhadamente depois, mas só pra vocês saberem o que é, o Control Journal funciona como controle e registro da vida da casa e da família. É o Planner da Casa!!!!

O método tem mais coisas, que não adotei pra mim, por isso acabei não citando. Mas vocês podem conhecer clicando nos links aí em cima. 

Para mim, o método foi fundamental no início da minha vida de casada. Teve dias que o caos se instalou? Teve! Mas hoje em dia sou muito mais tranquila graças a ele e ao GTD.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atualizando

Mudanças

Sorteio de Aniversário